segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dia Mundial da televisão


Dia Mundial da televisão- 21 de Novembro


Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema electrónico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas electromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão.
O televisor capta as ondas electromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.
Em 1923 foi registada a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão electrónica.
O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de Outubro de 1925.
Um sistema electrónico completo foi demonstrado em 1927.
O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de Maio de 1928.
Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal.
O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em Março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936.
O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial, devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível (televisores na década de 1930 custavam o equivalente a sete mil dólares actuais (2001) e havia pouca programação disponível).
A televisão a cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos da América aprovou o sistema de transmissão a cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.
Em 1960 a japonesa SONY introduz no mercado os receptores de televisão com transístores. O satélite Telstar transmite sinais de televisão através do Oceano Atlântico em 1962. A miniatura chegou em 1979 quando a Matsushita registou a patente da televisão de bolso com ecrã plano.
A televisão em sua forma original e até hoje mais popular, envolve a transmissão de som e imagens em movimento por ondas de radiofrequência (RF), que são captadas por um receptor (o televisor).
Numa mensagem por ocasião da data, a ONU considera que a rápida evolução das tecnologias da informação e comunicação está a transformar o mundo. Em toda a parte, as pessoas vivem, cada vez mais, numa "sociedade da informação". A televisão, como o meio mais poderoso de comunicação do mundo, tem um papel fundamental, à medida que essas mudanças se aprofundam e difundem cada vez mais.
O mundo interdependente exige da sociedade da informação que seja universal e inclusiva, que promova o entendimento mútuo e a tolerância e que apresente uma pluralidade de opiniões.
A indústria da televisão pode dar contributos ao produzir, reunir e distribuir, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, conteúdos diversos, de elevada qualidade, que reflictam as culturas nacionais e regionais e que sejam relevantes para as comunidades locais.
A mensagem acrescenta que a televisão pode ser também uma plataforma para fazer ouvir as vozes de todos os membros da sociedade, não apenas as dos mais poderosos.E, tal como os outros meios de comunicação social, como a rádio e a Internet, a televisão deve certificar-se de que não se deixa usar como um veículo de difusão do ódio e de estereótipos.
A celebração anual do Dia Mundial da Televisão pretende centrar a atenção no papel da televisão no que se refere a promoção da paz e do desenvolvimento.

Sem comentários: