segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Peniche

Peniche




Peniche é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Oeste, com cerca de 15 600 habitantes.
É sede de um município com o mesmo nome que tem 77,55 km² de área e 28 615 habitantes, subdividido em 6 freguesias:
Ajuda, Conceição e São Pedro (freguesias em que se divide a cidade) e Ferrel, Atouguia da Baleia e Serra d'El Rei, na zona mais rural.
O município é limitado a leste pelo município de Óbidos, a sul pela Lourinhã e limitado a Oeste e a Norte pelo Oceano Atlântico.
A povoação foi elevada a vila em 1609 e a cidade a 1 de Fevereiro de 1988.
A cidade de Peniche está implantada numa península com cerca de dez quilómetros de perímetro criada por um tômbolo. O extremo ocidental da península é o Cabo Carvoeiro. A costa, que tem aspectos surpreendentes e deslumbrantes, é formada por imponentes rochedos, extensas e belas praias de banhos. A oeste da península de Peniche, no meio do Atlântico, ergue-se o arquipélago da Berlenga.
Peniche é a cidade mais ocidental da Europa, o maior porto de pesca tradicional de Portugal e um grande centro atlântico de actividades turístico-marítimas. Junto ao forte o antigo porto mantém o pitoresco das zonas de faina piscatória. Bem perto ficam o Baleal, a costa rendilhada do Cabo Carvoeiro e as pequenas ilhas Berlengas, que pode demandar de barco a partir de Peniche. Se o Baleal é conhecido pelos célebres tubos tão do agrado dos surfistas, não se fique apenas pela praia, pois a pequena aldeia alcandorada sobre uma minúscula península é do mais encantador. A sua especificidade geo-morfológica, oscilando entre uma realidade insular / peninsular, parece ter moldado e condicionado de um ponto de vista socio-económico e cultural, as populações que ao longo dos tempos ocuparam este território, permitindo simultaneamente que o concelho de Peniche fosse palco de importantes acontecimentos históricos de índole nacional e internacional. O nome Peniche parece derivar da palavra latina peninsula (paene + insula) que à letra significa “quase ilha”.

1 comentário:

Mónica Costa disse...

Já a entrar no espírito Penicheiro... LOL
Beijinhos muito grandes.