segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dia da Liberdade, 25 abril





25 de Abril Sempre

Revolução dos Cravos

O fim da mais longa ditadura da história da Europa Ocidental chegou no dia 25 de Abril de 1974, quando o Movimento das Forças Armadas reinstalou o regime democrático. A «Revolução dos Cravos», como ficou conhecido este movimento militar, teve como primeira medida acabar com o regime vigente e, como segunda, terminar com a guerra em África, conflito que Portugal mantinha há mais de uma década com os movimentos independentistas de Angola, Moçambique e Guiné.
Em 1975, as antigas colónias africanas declaram a independência e, em Portugal, é eleita pela primeira vez por sufrágio universal uma assembleia constituinte e elaborada uma constituição. No ano seguinte é eleito o Parlamento e um governo constitucional.
Após alguns anos de instabilidade política, o regime evoluiu no começo dos anos 80 para a democracia plena que hoje se vive em Portugal. Com a democracia veio o desenvolvimento económico, o florescimento cultural e científico e, cada vez mais, a afirmação no campo das novas tecnologias.
Em 1985, Portugal aderiu à actual União Europeia, mas sem nunca deixar de procurar manter uma ligação estreita quer aos outros sete países que falam português - tendo promovido a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - quer às comunidades portuguesas e descendentes de portugueses espalhados por todo o mundo. Portugal é hoje um país estável social e politicamente, economicamente próspero e humanamente desenvolvido. Um Estado que se afirma cada vez mais pela sua capacidade de diálogo e de entendimento da diferença. Um país orgulhoso do seu passado e com olhos postos no futuro, com uma cultura e um modo de vida que é soma de séculos de estreita convivência com tantas culturas diferentes, a partir do momento em que, pela sua acção, nasceu o mundo moderno.

Sem comentários: