sexta-feira, 29 de maio de 2009

dia nacional da gentileza

DIA 29 DE MAIO
DIA NACIONAL DA GENTILEZA
"ESTE DIA PRECISA SER LEMBRADO"


Sabes o que é ser gentil?
Para mim, a Gentileza é uma qualidade que existe nos seres humanos que são sensíveis. A gentileza pode apresentar -se de várias formas, em diversas situações, tudo depende da pessoa que tem a essência, a essência gentil.
É gentil dar um Bom Dia sorridente e sincero; perguntar como foi o dia, ou se precisa de alguma coisa. É colocar-se à disposição de alguém que passa por um momento difícil ... enfim a gentileza é algo infinitamente agradável de se receber e fácil de se dar.

Pena ser tão raro conhecer pessoas verdadeiramente gentis e sinceras, sem falsidade e segundas intenções.


quinta-feira, 28 de maio de 2009

jardim zoológico


Jardim Zoológico comemora 125 anos



Esta quinta-feira é um dia de festa para o Jardim Zoológico de Lisboa que comemora 125 anos.



A 28 de Maio de 1884, o rei D.Fernando II e a família real inauguraram o Jardim Zoológico de Lisboa. Desde então, o parque tem povoado de sonho miúdos e graúdos portugueses.

O Jardim Zoológico prepara-se para o futuro, com novos espaços e mais visitantes.








quarta-feira, 27 de maio de 2009

dia europeu do vizinho


Dia Europeu do Vizinho- 26 de Maio

Foi festejado ontem, um pouco por toda a Europa, o Dia Europeu dos Vizinhos, com o objectivo de cultivar o convívio e desenvolver laços de amizade, rompendo com o isolamento cada vez mais frequente nas cidades.
O Dia Europeu do Vizinho é comemorado a 26 de Maio, e foi criado em Paris nos anos 90, com o objectivo de “aproximar” e mobilizar as pessoas contra o isolamento. Hoje alguns anos depois a festa já acontece em vários bairros de Paris, e actualmente também é celebrado em vários países da Europa. O evento é importante no sentido de tornar o convivio entre vizinhos mais ameno e mais amigavel, afinal ha muitas pessoas que sequer sabem o nome do vizinho; apesar de por vezes ja morarem no edificio há muitos anos.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

dia de áfrica


25 de Maio - Dia de África
A Organização da Unidade Africana escolheu o dia da sua constituição, 25 de Maio (de 1963) como o Dia da África, para o mundo celebrar , e lembrar, os africanos, medindo o progresso que este continente fazia na comunidade internacional.

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas


MADELEINE MACCANN desapareceu em 03/05/2007 no Algarve Portugal

25 DE MAIO -

Dia Internacional Das Crianças Desaparecidas


É importante reflectir nos diferentes olhares sobre o fenómeno das Crianças Desaparecidas e/ou exploradas Sexualmente;




Os meninos, meninas e adolescentes que desaparecem estão em constante e grave perigo, e, em muitas ocasiões, terminam sendo vítimas de exploração e tráfico, e de outros tipos de abusos e violações. As primeiras horas que sucedem o desaparecimento são vitais para garantir a localização e proteção do desaparecido.

A iniciativa de criar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas surgiu na sequência do rapto de uma criança de seis anos - Etan Patz - a 25 de Maio de 1979 em Nova Iorque.

No dia 25 de Maio de 1979, uma criança de 6 anos desapareceu em Nova Iorque. A partir deste dia, cada ano, muitas organizações comemoraram este dia. Em 1983 o presidente norte-americano Ronald Reagan declarou este dia como “dia das crianças desaparecidas”. A partir de 1986, o 25 de Maio é também comemorado no Canadá. A iniciativa de celebrar este dia de recordação e esperança tem-se realizado também na Europa. Em Portugal esta data foi assinalada pela primeira vez em 2004, pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC). Numa altura em Portugal assiste com expectativa e emoção ao caso do desaparecimento de Madeleine, de quatro anos, no Algarve, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente tem este ano ainda mais impacto.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

dia do abraço




22 de Maio - Dia do Abraço

Dizem os orientais que, quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos, devemos fazer da seguinte forma:

inspirando e expirando três vezes,
e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.
O efeito terapêutico do abraço é inegável.
Diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem.
Se sentir um vazio interior, tente abraçar o seu amigo (a), deslizando delicadamente a mão sobre as costas dele (a),para que o possa sentir junto de você.
Nos Momentos de dor e de alegria é que vemos o bem que um grande e demorado abraço nos causa.

Pelo abraço,
transmitimos emoções,
recebemos carinho,
trocamos afeto,
compartilhamos alegria,
amenizamos dores,
demonstramos amizade,
doamos amor,
expressamos nossa humanidade.
É tempo de enlaçarmos nossos braços num terno, profundo e afetuoso abraço.

dia da espiga


21 de Maio

O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte. As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.
O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga: Espiga – pão; Malmequer – ouro e prata; Papoila – amor e vida; Oliveira – azeite e paz; Videira – vinho e alegria e Alecrim – saúde e força.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

mês do coração


Maio- Mês do coração
Quais são os principais factores de risco para se vir a ter problemas cardiovasculares?
Os principais factores de risco para as doenças cardiovasculares são de dois tipos:
Não modificáveis: idade (quanto mais velho, maior o risco) e hereditariedade (casos de doenças cardiovasculares na família, nomeadamente antes dos 55 anos).
Modificáveis: os principais são a Hipertensão arterial, a Diabetes, o tabagismo e o Colesterol elevado.
Como está o coração dos portugueses?
O coração dos portugueses está ameaçado! Talvez os dados mais preocupantes sejam os que demonstram que 42% da nossa população adulta tem Hipertensão arterial, 12% tem Diabetes, e estes factores de risco não estão controlados, atingindo cada vez mais as pessoas jovens. Também a obesidade crescente, afectando todos os grupos etários, e constituindo uma importante causa de novos casos de Diabetes, Hipertensão arterial e alterações das gorduras no sangue, nos deve fazer reflectir sobre as consequências do nosso estilo de vida actual.
Que cuidados se podem ter no dia-a-dia para se evitar esses possíveis problemas?
Há cinco medidas que se podem implementar no dia-a-dia com excelentes resultados em termos de prevenção cardiovascular:
1. Actividade física regular: no mínimo andar a pé 30 minutos por dia.
2. Alimentação Saudável: variada, com legumes, frutas, cereais completos, azeite e gorduras vegetais, peixe, carnes magras e com redução do sal.
3. Abstenção de fumar.
4. Vigilância: avaliação regular do peso, do perímetro abdominal, da tensão arterial; análises de colesterol e de glicemia (nas pessoas de maior risco). Consulta médica para controlo dos valores elevados.
5. Informação: as pessoas com mais conhecimentos defendem melhor a sua saúde.É mais difícil detectar certos problemas cardiovasculares nas mulheres.
O que é que a mulher poderá fazer para prevenir doenças cardiovasculares?
Para além dos cuidados referidos anteriormente, as mulheres devem ter consciência que se sofrerem de diabetes, ou após a menopausa, o seu risco de sofrer de doenças cardiovasculares se iguala ao do sexo masculino. Em caso de sintomas anormais, devem procurar assistência médica.
No caso de a pessoa já ter um problema cardiovascular, que conselhos lhe dá para o seu dia-a-dia?
Os conselhos em caso de problema cardiovascular dependem da situação específica. De uma forma geral, os cinco conselhos anteriores (actividade física regular, alimentação saudável, abstenção de fumar, vigilância e informação) devem ser adaptados pelo médico ao caso individual. Mas é também importante incluir um sexto conselho: tomar regularmente a medicação. Actualmente a maior parte dos problemas cardiovasculares são crónicos e as pessoas podem ter uma boa qualidade de vida se forem cuidadosas no seu tratamento diário.
O coração anda espalhado pelos versos dos poetas,
como escreveu Fernando Pessoa,
Eu tenho ideias e razões,
Conheço a cor dos argumento
E nunca chego aos corações.
Em muitos casos,

encontramos corações partidos.
Ou do(lo)ridos.
»
Meu coração é uma ânfora que cai e que se parte...
O teu silêncio recolhe-o e guarda-o, partido, a um canto...
e
»
Meu coração é um pórtico partido
Dando excessivamente sobre o mar.
e
»
O que me dói não é
O que há no coração
Mas essas coisas lindas
Que nunca existirão...
São as formas sem forma
Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor.
Isso!... coração/amor/imaginação... e escrita.

Dizem que finjo ou minto
Tudo o que escrevo.
Não.Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.Sentir?
Sinta quem lê!

Quem tem dois corações
Me faça presente de um
Que eu já fui dono de dois
E já não tenho nenhum

Dá-me beijos dá-me tantos
Que enleado em teus encantos
Preso nos abraços teus
Eu não sinta a própria vida
Nem minh'alma ave perdida
No azul amor dos teus céus
Botão de rosa menina
Carinhosa, pequenina
Corpinho de tentação
Vem morar na minha vida
Dá em ti terna guarida
Ao meu pobre coração.

Quando passo um dia inteiro
Sem ver o meu amorzinho
Cobre-me um frio de janeiro
No junho do meu carinho.

cristo rei






No dia 17 de Maio os Peregrinos de Cristo-Rei comemoram 50 anos do monumento







180 mil pessoas assistiram a homilia no Terreiro do Paço.

A imagem de Nossa Senhora chegou ao Terreiro do Paço pelas 15h30 do dia 16 de maio, onde 180 mil pessoas esperavam por assistir à homilia presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

dia da internet




17 de Maio, o dia da Internet

No dia 19 de Janeiro de 2006 a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu que no dia 17 de Maio seria comemorado o dia mundial da internet. Realmente a internet merece um dia só seu, pois ela está em nossa vida durante todo o ano, e tem alterado a maneira de nos relacionarmos com as pessoas a nossa volta, e até mesmo com as mais distantes possível.

A humanidade tomou outro rumo após o dos computadores, um salto em desenvolvimento tecnológico e perspectivas de avanço em todas as ciências conhecidas. Com o surgimento da internet como a conhecemos hoje, a humanidade está a rever os seus conceitos, suas certezas e conhecimentos.

dia internacional da familia



15 de Maio -
Dia Internacional da Família


Olá amiguinhos!
Desde 1994, ano em que pela primeira vez, e por sugestão da ONU, que celebramos o DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, no dia 15 de Maio de cada ano.
O Dia Internacional da Famíla promove a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades do mundo inteiro. Este dia serve também para reflectir sobre os problemas económicos, sociais e culturais que afectam as famílias..
A familia...
Diálogos, amor, carinho
Conselhos, ajuda, orientação
Assim é a família
Como um grande coração
Onde todos são irmãos!!!

Desastres acontecem
A família nos sustenta
Angústias nos afligem
A família nos ampara
Vivemos a sofrer
A família nos ergue!

Sentimos saudade
A família nos consola
Temos frustrações
A família nos orienta
Estamos desanimados
A família nos alegra
Estamos perdidos
A família mostra-nos o caminho...

Família, o alicerce do Homem
Família, base social
Família, bênção divina
Família, anjo que ilumina!!!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hipertensão




Dia Mundial da Hipertensão




13 de Maio





A hipertensão arterial é um reconhecido factor de risco das doenças cardiovasculares.



Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Destes, apenas metade tem conhecimento de que tem pressão arterial elevada, apenas um quarto está medicado e apenas 16 por cento estão controlados.
Hoje sabe-se que a adopção de um estilo de vida saudável pode prevenir o aparecimento da doença e que a sua detecção e acompanhamento precoces podem reduzir o risco de incidência de doença cardiovascular.



Como se define a hipertensão arterial?
Designam-se de hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados. Para esta caracterização, consideram-se valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio) e/ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90 mm Hg.
Com frequência, apenas um dos valores surge alterado. Quando os valores da “máxima” estão alterados, diz-se que o doente sofre de hipertensão arterial sistólica; quando apenas os valores da “mínima” se encontram elevados, o doente sofre de hipertensão arterial diastólica. A primeira é mais frequente em idades avançadas.



Quais as causas da hipertensão arterial?
Na maior parte dos casos (90 por cento), não há uma causa conhecida para a hipertensão arterial, embora em algumas situações seja possível encontrar uma doença associada que é a verdadeira causa da hipertensão arterial. Por exemplo: a apneia do sono, a doença renal crónica, o hiperaldosteronismo primário, a hipertensão renovascular, a síndroma de Cushing ou terapêutica esteróide, a feocromocitoma, a coarctação da aorta ou a doença tiroideia e paratiroideia.
A hereditariedade e a idade são dois factores a ter também em atenção. Em geral, quanto mais idosa for a pessoa, maior a probabilidade de desenvolver hipertensão arterial. Cerca de dois terços das pessoas com idade superior a 65 anos são hipertensas, sendo este o grupo em que a hipertensão sistólica isolada é mais frequente.
Quais são os factores de risco?
Obesidade;
Consumo exagerado de sal e de álcool;
Sedentarismo;
Má alimentação;
Tabagismo;
Stress.



Como prevenir a hipertensão arterial?
A adopção de um estilo de vida saudável constitui a melhor forma de prevenir a ocorrência de hipertensão arterial.
Entre os hábitos de vida saudável sublinha-se a importância de:
Redução da ingestão de sal na alimentação;
Preferência por uma dieta rica em frutos, vegetais e com baixo teor de gorduras saturadas;
Prática regular de exercício físico;
Consumo moderado do álcool (um máximo de 30 ml etanol/dia nos homens e 15 ml/dia para as mulheres);
Cessação do hábito de fumar;
No caso dos indivíduos obesos é aconselhável uma redução de peso.
A ausência de quaisquer sintomas durante a fase inicial da doença faz da medição regular da tensão arterial um hábito a seguir. Todos os adultos, em particular os obesos, os diabéticos e os fumadores ou com história de doença cardiovascular na família, devem medir a sua pressão arterial pelo menos uma vez por ano.




Quais os sintomas que estão associados à doença?
Regra geral, nos primeiros anos, a hipertensão arterial não provoca quaisquer sintomas, à excepção de valores tensionais elevados, os quais se detectam através da medição da pressão arterial.
Em alguns casos, a hipertensão arterial pode, contudo, manifestar-se através de sinais como a ocorrência de cefaleias, tonturas ou um mal-estar vago e difuso, que são comuns a muitas outras doenças.
Com o decorrer dos anos, a pressão arterial acaba por lesar os vasos sanguíneos e os órgãos vitais (o cérebro, o coração e os rins), provocando sintomas e sinais de alerta vários.



Como se faz o diagnóstico da doença?
O diagnóstico é feito através da medição da pressão arterial e pela verificação de que os seus níveis estão acima do limite normal. Contudo, um valor elevado isolado não é sinónimo de doença. Só é considerado hipertenso um indivíduo que tenha valores elevados em, pelo menos, três avaliações seriadas.
Compete ao médico fazer o diagnóstico da doença, uma vez que a pressão arterial num adulto pode variar devido a factores como o esforço físico ou o stress, sem que tal signifique que o indivíduo sofre de hipertensão arterial.



Quais as formas de tratamento?
Não há uma cura para a hipertensão arterial. Contudo, apesar de ser uma doença crónica, na maioria dos casos é controlável.
A adopção de um estilo de vida saudável proporciona geralmente uma descida significativa da pressão arterial.
A diminuição do consumo do sal reduz a pressão arterial em grande número de hipertensos.
A prática regular de exercício físico pode reduzir significativamente a pressão arterial. O exercício escolhido deve compreender movimentos cíclicos (marcha, corrida, natação ou dança são boas escolhas). Mas os hipertensos devem evitar actividades que aumentem a pressão arterial durante o esforço, como levantar pesos, por exemplo.
Se algum tempo depois de ter posto em prática estas medidas não tiver registado uma descida adequada da pressão arterial, torna-se necessário recorrer ao tratamento farmacológico. Convém sublinhar que os medicamentos não curam a hipertensão arterial, apenas ajudam a controlar a doença. Por isso, uma vez iniciado o tratamento, ele deverá ser, em princípio, mantido ao longo de toda a vida.
Felizmente, já existem muitos medicamentos eficazes na redução da pressão arterial. Compete ao médico decidir qual o fármaco mais apropriado para iniciar o tratamento. Em alguns casos, não basta apenas um fármaco, sendo necessária uma medicação combinada. Noutros casos, os doentes não toleram a medicação indicada, pelo que devem contactar novamente o médico para que ele a substitua por outra.

nossa senhora de fátima










Oração à Nossa Senhora de Fátima




- 13 de Maio




Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedido). Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.












Em todo o Portugal e em todos os países do mundo, tem-se criado, no decorrer da história, fortes raízes à devoção a Nossa Senhora de Fátima. Maria Santíssima em Fátima apareceu, (no ano de 1917) por diversas vezes às três crianças: Lúcia de Jesus dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto. Entre Lúcia e a Aparição estabeleceu-se diálogo da duração de dez minutos. Jacinta via a Aparição e ouvia-lhe as palavras dirigidas a Lúcia; Francisco via apenas a Aparição, sem, porém, ouvir coisa alguma, apesar de se achar na mesma distância e possuir óptimo ouvido.




PRIMEIRA APARIÇÃO
Quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Fátima, no dia 13 de maio de 1917, Lúcia acabara de completar 10 anos; Francisco estava para completar 9; e Jacinta, a menor, tinha pouco mais de 7 anos.
A aparição era de uma donzela formosíssima, que parecia ter dezoito anos de idade, e vinha rodeada de claridade fulgurante, tanto que as crianças na primeira vez se assustaram e pensaram em fugir. A aparição, porém, de voz dulcíssima, as tranquilizou, e assim ficaram. O folheto publicado pelo Visconde de Montelo sobre as aparições diz o seguinte: "O vestido da Senhora era de uma alvura puríssima de neve, assim como o manto, orlado de ouro que lhe cobria a cabeça e a maior parte do corpo. O rosto, de uma riqueza de linhas irrepreensíveis e que tinha um não sei que de sobrenatural e divino, apresentava-se sereno e grave e como que toldado de uma leve sombra de tristeza. Das mãos, juntas à altura do peito, pendia-lhe rematado por uma cruz de ouro, um lindo rosário, cujas contas brancas brancas de arminho, pareciam pérolas. De todo o seu vulto, circundado de um esplendor mais brilhante que o sol, irradiavam feixes de luz, especialmente do rosto, de uma formosura impossível de descrever, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana.

As crianças, surpreendidas, pararam bem perto da Senhora, dentro da luz que a envolvia. Nossa Senhora então deu início a seguinte conversação com Lúcia:



- Não tenhais medo. Eu não vos faço mal.



- De onde é Vossemecê? - Sou do Céu.
- E que é que Vossemecê quer?- Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Depois, voltarei ainda aqui uma sétima vez.



- E eu vou para o Céu?- Sim, vais.- E a Jacinta?- Também.- E o Francisco?- Também; mas tem que rezar muitos Terços.



Lucia lembrou-se então de perguntar por duas jovens suas amigas que haviam falecido pouco tempo antes:- A Maria das Neves já está no Céu?- Sim, está.- E a Amélia?- Estará no Purgatório até o fim do mundo. Nossa Senhora fez então um convite explícito aos pastorinhos:- Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?- Sim, queremos.- Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.



Nossa Senhora ainda acrescentou: "Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra". Depois, começou a Se elevar majestosamente pelos ares na direção do nascente, até que desapareceu.



A aparição convidou as criaturas a voltarem todos os meses no dia treze, durante seis meses no dia treze, durante seis meses consecutivos àquele local, popularmente conhecido pelo nome de Cova da Iria, situado a pouco mais de dois quilômetros da igreja paroquial de Fátima. A princípio ninguém prestava crédito às afirmações das crianças, que eram apodadas de mentirosas por toda a gente, mesmo pelas pessoas de suas famílias. A 13 de junho (dia da 2ª aparição) umas 50 pessoas acompanharam os videntes, na esperança de presenciarem o que quer que fosse de extraordinário. Nos meses seguintes o concurso de curiosos e devotos aumentou consideravelmente, reunindo-se talvez 5.000 pessoas em julho, 18.000 em agosto e 30.000 em setembro, junto a azinheira sagrada. No momento em que se verificava a aparição, inúmeros sinais misteriosos de que muitas pessoas fidedignas dão testemunho, se sucederam uns após outros na atmosfera e no firmamento. A aparição recomendou insistentemente que todos fizessem penitência e rezassem o terço do Rosário. Comunicou às crianças um segredo, que não podiam revelar a ninguém, e prometeu-lhes o céu.



sexta-feira, 8 de maio de 2009

cruz vermelha





8 de Maio
Dia Internacional da Cruz Vermelha

Comemora-se no dia 8 de Maio o Dia Internacional da Cruz Vermelha. Este dia é celebrado em homenagem à data de nascimento de seu fundador, Jean Henri Dunant. Ele foi agraciado com o primeiro Prémio Nobel da Paz, em 1901, vindo a falecer nove anos depois. A própria Cruz Vermelha também foi agraciada com o Prémio Nobel da Paz, em 1917.

O
Comité Internacional da Cruz Vermelha é uma entidade internacional sem fins lucrativos, com sede em Genebra (Suíça), que tem o objectivo de socorrer vítimas de guerras e de catástrofes naturais. Fundada em 1863, a entidade presta assistência às vítimas, fornecendo alimentação, assistência médica e abrigo. A Cruz Vermelha também desenvolve um trabalho junto aos prisioneiros de guerra, buscando restabelecer o contacto com seus familiares e localizando os que foram dados como desaparecidos. Sua prioridade, tendo a neutralidade como princípio, é o não envolvimento em questões militares, religiosas ou políticas. Para isto, possui quatro bandeiras que são adoptadas conforme a cultura da região em que estiver actuando.

A bandeira com a Cruz Vermelha é utilizada na maior parte dos países. Já na Turquia e países muçulmanos, o símbolo local é uma lua chamada Crescente Vermelho, aplicada sobre a bandeira branca. Em Israel, a bandeira também é branca, mas em lugar da lua ou da cruz, é usada Estrela de David em vermelho.

Para casos especiais, onde o Comité não pode usar nenhuma destas três bandeiras, há ainda uma quarta opção - a do Cristal Vermelho - totalmente neutra, de uso excepcional e temporário. Sua forma é de um triângulo equilátero.