segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas


MADELEINE MACCANN desapareceu em 03/05/2007 no Algarve Portugal

25 DE MAIO -

Dia Internacional Das Crianças Desaparecidas


É importante reflectir nos diferentes olhares sobre o fenómeno das Crianças Desaparecidas e/ou exploradas Sexualmente;




Os meninos, meninas e adolescentes que desaparecem estão em constante e grave perigo, e, em muitas ocasiões, terminam sendo vítimas de exploração e tráfico, e de outros tipos de abusos e violações. As primeiras horas que sucedem o desaparecimento são vitais para garantir a localização e proteção do desaparecido.

A iniciativa de criar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas surgiu na sequência do rapto de uma criança de seis anos - Etan Patz - a 25 de Maio de 1979 em Nova Iorque.

No dia 25 de Maio de 1979, uma criança de 6 anos desapareceu em Nova Iorque. A partir deste dia, cada ano, muitas organizações comemoraram este dia. Em 1983 o presidente norte-americano Ronald Reagan declarou este dia como “dia das crianças desaparecidas”. A partir de 1986, o 25 de Maio é também comemorado no Canadá. A iniciativa de celebrar este dia de recordação e esperança tem-se realizado também na Europa. Em Portugal esta data foi assinalada pela primeira vez em 2004, pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC). Numa altura em Portugal assiste com expectativa e emoção ao caso do desaparecimento de Madeleine, de quatro anos, no Algarve, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente tem este ano ainda mais impacto.

Sem comentários: