segunda-feira, 18 de maio de 2009

mês do coração


Maio- Mês do coração
Quais são os principais factores de risco para se vir a ter problemas cardiovasculares?
Os principais factores de risco para as doenças cardiovasculares são de dois tipos:
Não modificáveis: idade (quanto mais velho, maior o risco) e hereditariedade (casos de doenças cardiovasculares na família, nomeadamente antes dos 55 anos).
Modificáveis: os principais são a Hipertensão arterial, a Diabetes, o tabagismo e o Colesterol elevado.
Como está o coração dos portugueses?
O coração dos portugueses está ameaçado! Talvez os dados mais preocupantes sejam os que demonstram que 42% da nossa população adulta tem Hipertensão arterial, 12% tem Diabetes, e estes factores de risco não estão controlados, atingindo cada vez mais as pessoas jovens. Também a obesidade crescente, afectando todos os grupos etários, e constituindo uma importante causa de novos casos de Diabetes, Hipertensão arterial e alterações das gorduras no sangue, nos deve fazer reflectir sobre as consequências do nosso estilo de vida actual.
Que cuidados se podem ter no dia-a-dia para se evitar esses possíveis problemas?
Há cinco medidas que se podem implementar no dia-a-dia com excelentes resultados em termos de prevenção cardiovascular:
1. Actividade física regular: no mínimo andar a pé 30 minutos por dia.
2. Alimentação Saudável: variada, com legumes, frutas, cereais completos, azeite e gorduras vegetais, peixe, carnes magras e com redução do sal.
3. Abstenção de fumar.
4. Vigilância: avaliação regular do peso, do perímetro abdominal, da tensão arterial; análises de colesterol e de glicemia (nas pessoas de maior risco). Consulta médica para controlo dos valores elevados.
5. Informação: as pessoas com mais conhecimentos defendem melhor a sua saúde.É mais difícil detectar certos problemas cardiovasculares nas mulheres.
O que é que a mulher poderá fazer para prevenir doenças cardiovasculares?
Para além dos cuidados referidos anteriormente, as mulheres devem ter consciência que se sofrerem de diabetes, ou após a menopausa, o seu risco de sofrer de doenças cardiovasculares se iguala ao do sexo masculino. Em caso de sintomas anormais, devem procurar assistência médica.
No caso de a pessoa já ter um problema cardiovascular, que conselhos lhe dá para o seu dia-a-dia?
Os conselhos em caso de problema cardiovascular dependem da situação específica. De uma forma geral, os cinco conselhos anteriores (actividade física regular, alimentação saudável, abstenção de fumar, vigilância e informação) devem ser adaptados pelo médico ao caso individual. Mas é também importante incluir um sexto conselho: tomar regularmente a medicação. Actualmente a maior parte dos problemas cardiovasculares são crónicos e as pessoas podem ter uma boa qualidade de vida se forem cuidadosas no seu tratamento diário.
O coração anda espalhado pelos versos dos poetas,
como escreveu Fernando Pessoa,
Eu tenho ideias e razões,
Conheço a cor dos argumento
E nunca chego aos corações.
Em muitos casos,

encontramos corações partidos.
Ou do(lo)ridos.
»
Meu coração é uma ânfora que cai e que se parte...
O teu silêncio recolhe-o e guarda-o, partido, a um canto...
e
»
Meu coração é um pórtico partido
Dando excessivamente sobre o mar.
e
»
O que me dói não é
O que há no coração
Mas essas coisas lindas
Que nunca existirão...
São as formas sem forma
Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor.
Isso!... coração/amor/imaginação... e escrita.

Dizem que finjo ou minto
Tudo o que escrevo.
Não.Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.Sentir?
Sinta quem lê!

Quem tem dois corações
Me faça presente de um
Que eu já fui dono de dois
E já não tenho nenhum

Dá-me beijos dá-me tantos
Que enleado em teus encantos
Preso nos abraços teus
Eu não sinta a própria vida
Nem minh'alma ave perdida
No azul amor dos teus céus
Botão de rosa menina
Carinhosa, pequenina
Corpinho de tentação
Vem morar na minha vida
Dá em ti terna guarida
Ao meu pobre coração.

Quando passo um dia inteiro
Sem ver o meu amorzinho
Cobre-me um frio de janeiro
No junho do meu carinho.

Sem comentários: