segunda-feira, 20 de julho de 2009

porcelana fria biscuit

Porcelana Fria Biscuit

É uma massa composta basicamente de amido e cola, que vai ao fogo (ou microondas) para cozinhar e amassada quase como uma massa de pão.

Homogênea, macia e muito maleável, quando fica exposta ao ar livre seca naturalmente, dando um aspecto de um material porcelanizado, daí vem o nome Porcelana Fria, que é também conhecida como biscuit.Muito utilizada na Argentina, Venezuela, Bolívia, também tem similares mais antigos em outros países europeus. A “pasta di sale” originada na Itália feita de sal e farinha, foi a precursora desta e muitas outras massas e receitas. É bastante difundida e apreciada em várias formas: quadros, potes para mantimentos, miniaturas, lembranças de nascimento e muito mais.Sua versatilidade é a sua maior virtude, com esta massa é possível modelar o que desejarmos, só deixando fluir ao imaginação e criatividade.
Actualmente mesclam-se à porcelana fria outros materiais para dar efeitos diversos.
O MDF, a madeira e isopor são exemplos de materiais utilizados como apoio, seja em placa, quadro, ou mesmo, caixas de madeira podem ser decoradas com bonecos em biscuit, tecido, lãs, etc. Para dar um ar mais moderno alia-se também às técnicas de pintura com sombreados e luzes e imitação de tecidos. Tudo usado para enriquecer ainda mais as possibilidades que o biscuit oferece. Após prontas e secas as peças recebem camadas de verniz para uma maior durabilidade e não devem ser expostas à chuva ou umidade.Alguns cuidados são necessários para ter a peça sempre bonita e limpa. A limpeza pode ser feita com uma pano levemente umedecido.A perfeição vem com a prática, quanto mais se modela mais fácil fica e mais rápido você consegue fazer a peça. A técnica em si não é difícil mas exige treino constante e muita persistência, as primeiras peças algumas vezes não são nada animadoras, mas o esforço vale à pena. A gente se sente novamente criança brincando com a massinha de modelar. Alguns anos atrás era difícil conseguir materiais, mas agora temos muitos fabricantes que desenvolveram produtos especialmente para o biscuit como o caso de cola, misturas para massas, estecas e outras ferramentas. Isso demonstra o grande potencial que tem esta massa
Para começar não é necessário muita coisa, contudo, imaginação e paciência são necessárias para que se desenvolva o seu próprio estilo.

Mãos à massa !!!

1 comentário:

Mónica Costa disse...

Olá!
Deixei, no meu blog, um novo selo para ti. Não te esqueças de partilhar...

Beijinhos,
Mónica