segunda-feira, 6 de julho de 2009

Tibete


6 de Julho
O Dia Mundial do Tibete foi criado em Chicago, em 1997, durante uma reunião informal entre Tenzin Chogyal, o irmão mais novo de S.S. Dalai Lama e Richard Rosenkranz, nomeado para o Prémio Pulitzer/ História e antigo correspondente do Senado Americano.
O Dia Mundial do Tibete foi criado com três objectivos principais: em primeiro lugar criar um evento anual mundial que auxiliasse a restaurar as liberdades fundamentais dos que actualmente vivem num Tibete sob ocupação Chinesa. Em segundo lugar, aumentar a consciência acerca da ameaça de genocídio relativamente ao povo Tibetano.
Em terceiro lugar celebrar a beleza única e o valor da cultura e do pensamento Tibetano.Foi celebrado pela primeira vez em 1998, no dia em que se comemora também o aniversário de S.S. Dalai Lama.
Neste dia o Grupo de Apoio ao Tibete vem mais uma vez alertar para a situação de tensão ainda vivida no Tibete. No Tibete, os Tibetanos continuam a viver num clima de medo e repressão. Números crescentes de forças paramilitares continuam a ser transferidas para áreas Tibetanas. Inúmeras casas Tibetanas são alvos de raides, monges e monjas que participaram em pacíficos protestos são presos, violentamente espancados, torturados e detidos.Apesar desta situação tremenda os líderes Chineses insistem que os Tibetanos estão bem e contentes, nunca admitindo que realmente existe um problema no Tibete.

Sem comentários: