terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dia Mundial do Linfoma


Dia Mundial do Linfoma

15 de Setembro de 2009


O Dia Mundial do Linfoma assinala-se hoje para divulgar uma doença que atinge anualmente cerca de 1700 pessoas em Portugal, mas sobre a qual apenas cinco por cento dos portugueses se consideram informados.
O linfoma é um tumor maligno que resulta do crescimento anormal de células do sistema linfático - é difícil de detectar porque os sintomas são semelhantes aos de outras doenças, como gânglios linfáticos inchados, cansaço, suores e febres altas.

Linfoma. O que é?
Um linfoma é um tumor (cancro) que afecta o sistema linfático. Não se trata de umaúnica doença, mas sim de um conjunto de doenças distintas com uma origem comum –os gânglios linfáticos. Ao longo dos séculos, este agrupamento de doenças tem sidoclassificado e descrito de formas distintas, originando sistemas de classificaçãocomplexos e confusos. Na origem de todas estas classificações encontra-se o grandeincremento na quantidade de informação disponível acerca do mecanismo defuncionamento dos nódulos linfáticos e das células que o constituem, combinado com odesenvolvimento de testes diagnósticos cada vez mais sensíveis e específicos.Adicionalmente, e como resultado da complexidade do sistema linfático, existe apossibilidade de envolvimento simultâneo de diferentes órgãos e tipos celulares, o querepresenta uma dificuldade adicional na classificação deste tipo de tumores.
No entanto,e para simplificar, todos os linfomas podem ser divididos em dois grandes grupos:linfomas de Hodgkin e linfomas não-Hodgkin. Este último apresenta alguns subtipos, de entre os quais, o Linfoma de Burkitt e a micose fungóide.

Sem comentários: