segunda-feira, 29 de junho de 2009

Alhadas - 20 anos vila













Alhadas - 20 anos Vila

As Alhadas são uma freguesia portuguesa do concelho da Figueira da Foz, com 29,09 km² de área e 4 069 habitantes (2001). Densidade: 139,9 hab/km².
Na sua história regista-se o facto de Alhadas ter sido um esconderijo para muitos daqueles que procuravam a liberdade aquando da ditadura salazarista. Álvaro Cunhal, por exemplo, esteve hospedado nessa época, na casa de um ex-companheiro de tropa, na serra das Alhadas.
A
30 de Junho de 1989, a freguesia voltou a ter o título de vila. O termo topónimo, "Alhadas", tem várias versões, poderá ser um termo medievo "Alhadias", designativo de uma lendária aliança estabelecida entre a referida povoação com Maiorca e Quiaios, para uma mais sólida defesa perante as investidas mouriscas, no período da reconquista cristã. No entanto o nome de Alhadas poderá derivar do vocábulo árabe "Alheda", do verbo "hadda" que quer dizer militar, terminal ou limite.
Alhadas é também uma terra de padeiras onde para alem do pão propriamente dito existem as broas, as tortas, os bolos das Alhadas e as rosquilhas.
O povoamento das Alhadas perde-se no tempo e a prová-lo estão as estações neolíticas.
O Dólmen das Carniçosas está localizado na freguesia das Alhadas e é composto por uma galeria que mede cerca de 4,50 metros de comprimento, formada por dois renques de lajes de mediana altura erguidas paralelamente e de uma sala ou Câmara poligonal, de cerca de 3 metros de diâmetro, limitada a Norte por cinco lajes que se apoiam umas contra as outras, cujas dimensões são em média de 2,10 metros de altura, 1,30 metros de largura e 0,30 metros de espessura.
O dólmen é o mais bem conservado monumento do período Neolítico, de um conjunto de cerca de 20, que se distribuem pela Serra da Boa Viagem e Serra da Brenha.

3 comentários:

Luís Pais disse...

São tantas as imprecisões, para lhe não chamar outra coisa, que nem comento!

Unknown disse...

Este post devia ser apagado ! tanta imprecisão

Andreia disse...

Gostaria que o senhor Luis PSP e o senhor Zipado, sendo ambos habitantes das Alhadas,e senhores com mais experiencia de vida do que eu, indiquem onde estão as imprecisões.
O que escrevi sobre a nossa terra baseou-na na pesquisa efectuada aqui na net. Se está alguma coisa errado, agradeço que o digam. Terei todo o gosto em corrigir.
Muito obrigado aos dois senhores pelo comentário.