terça-feira, 23 de junho de 2009

S. Jõao , Figueira da Foz

S. JOÃO

Dia 24 de Junho comemora-se mais um santo católico: João Baptista. O dia de São João, protector dos casados e dos enfermos e dos monges, é dos mais festejados na Europa.João, o Baptista, filho de Isabel (prima de Maria, mãe de Jesus) e de Zacarias, diz-se que foi anunciado ao seu pai por um mensageiro celeste. Foi criado no Deserto onde teve uma educação religiosa que lhe deu autoridade para baptizar (daí o epíteto de “Baptista”) em nome de Deus. Foi o último profeta do Velho Testamento, cuja missão consistia na preparação do povo judeu para a vinda do Messias, o seu primo Jesus Cristo. Foi ele, aliás, quem o baptizou, nas margens do rio Jordão. Crítico feroz da hipocrisia e da imoralidade, foi degolado a mando do rei HeródesO dia 24 de Junho, data do seu nascimento, foi designado pela Igreja Católica como o da sua comemoração.Esta altura do ano já era festejada pelo povo muito antes da vinda de Jesus Cristo. Em Junho, celebrava-se o Solstício de Verão acontecimento em que se saudava a proximidade das colheitas e se faziam sacrifícios em prol da fertilidade e para afastar as doenças e a seca. A Igreja como não conseguiu pôr fim a estas festas pagãs transformou-as em católicas.São João é festejado com pratos especiais: carneiro ou cabrito no norte, caldeiradas de peixe no litoral, uns bolos chamados “capelas de São João” no Alentejo, bonecos com o formato do Santo no Algarve. Na noite de 23 para 24, não pode faltar, no entanto, o bom caldo verde e as sempre requisitadas sardinhas assadas no pão. As festas e os bailes duram toda a noite. À venda na rua encontram-se as ervas santas e as plantas aromáticas, destacando-se o manjerico (a planta mais simbólica desta festa), o alho-porro, os cravos e a erva-cidreira.

S. João na Figueira da Foz -

Praia da Claridade


As Festas da cidade da Figueira da Foz, com um programa que decorrerá até 5 de Julho, aproximam-se do momento que atrai mais foliões à beira-mar para festejar o S. João, na noite de 23 para 24 de Junho.
No dia 23 chega a tão aguardada véspera de S. João com o tradicional desfile de Marchas Populares, na Avenida 25 de Abril, pelas 22h00, com a presença de quatro grupos a concurso: Quiaios Clube, Grupo Instrução e Sport, Grupo Recreativo Vilaverdense e Sociedade Instrução Tavaredense. As três marchas que participam extra-concurso são do Centro Paroquial de S. Martinho (Tavarede), de Antanhol (Coimbra) e de Brasfemes (Coimbra), com a Imperial Neptuna Académica, da Figueira da Foz, como principal convidada.
Após o desfile das marchas, que deverá decorrer até cerca da 01h00, todas as atenções voltam-se para a Praia da Figueira, onde poderá ser apreciado o sempre aguardado e retumbante espectáculo piro-musical, com fogo de artifício. Depois, a Avenida de 25 de Abril não deixará de ter animação ao som do jazz de rua, com os “Dixie Gringos” a percorrerem a marginal.
Em noite de S. João a festa dura até de manhã, com os vários arraiais populares espalhados pela cidade. Na Rua de S. Lourenço a animação estará por conta do grupo “TVE Band”, na Rua Cândido dos Reis a música será do grupo Home Page”, enquanto a “Banda Chic” fará o baile no Jardim Municipal, sem esquecer a festa sempre muito animada no tradicional Largo de São João do Vale.
O programa nocturno culmina com o tradicional Banho Santo, na Praia da Claridade, sempre recheada de momentos de grande confraternização e humor, onde os mais afoitos não hesitarão em mergulhar no mar, com “águas santas” (e frias), vestidos a rigor com os mais imaginativos fatos de banho a que esta ocasião obriga.

Sem comentários: